Desabamento com morte durante temporal em Franca: fotos detalham danos em galpão de antiga fábrica
30/12/2025
(Foto: Reprodução) Trabalhador que morreu em desabamento em Franca será enterrado nesta terça-feira (30)
Quem vive próximo à Avenida Rio Branco, na Vila Santos Dumont, em Franca (SP), começou a terça-feira (30) vendo de perto um cenário de destruição em uma antiga fábrica que desabou e causou a morte de um trabalhador durante um temporal na segunda-feira (29).
"Muito surpreso. É muito triste que uma vida se foi, que saiu pra trabalhar e não voltou mais, imagino o que a família está passando nesse momento", afirma o representante comercial Fernando Fernandes, morador vizinho da fábrica.
Em imagens feitas pela EPTV, afiliada da TV Globo (veja ao longo desta reportagem), é possível ter uma dimensão dos estragos causados durante uma chuva rápida mas intensa e com ventos que chegaram a 30 km/h.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Vigas, estruturas e telhas de metal, além de paredes de concreto de barracões se romperam, foram parar no chão e sobre máquinas. No complexo industrial, pertencente ao Grupo Amazonas, funcionavam galpões de três empresas diferentes, que usavam os espaços por locação.
Estrutura destruída de depósito de empresa em Franca, SP
Lindomar Cailton/EPTV
Em um deles funcionava um depósito do Palácio das Ferramentas, onde trabalhava Mateus Francisco Pereira, de 31 anos, que morreu após ser soterrado. O velório e o sepultamento dele foram marcados para esta terça-feira.
Ao menos mais duas pessoas ficaram feridas com o desabamento dentro do complexo: Bruno Machado Silva, de 20 anos, teve ferimentos na bacia, na pélvis e nas pernas e foi levado à Santa Casa. Ele passou por cirurgias e seguia internado até a última atualização desta notícia.
Placas de metal que fechavam o depósito foram parar no chão após temporal em Franca, SP.
Lindomar Cailton/EPTV
Eurípedes Eduardo da Costa Oliveira Martins, de 31 anos, sofreu um ferimento no pé direito, foi encaminhado ao pronto-socorro Álvaro Azzuz e se recupera em casa.
LEIA TAMBÉM
Temporal atinge Franca, SP, e causa morte após telhado de antiga fábrica desabar
Corpo de trabalhador morto em desabamento durante temporal em Franca será enterrado nesta terça-feira
Em respeito às vítimas e aos familiares, a empresa Palácio das Ferramentas determinou o fechamento de todas as lojas nesta terça-feira. A Prefeitura de Franca interditou a área para os trabalhos da perícia e da própria empresa.
Interior de depósito ficou exposto após forte temporal com desabamento em Franca, SP.
Lindomar Cailton/EPTV
Empresas se manifestam
Em nota publicada nas redes sociais após o acidente, a empresa Palácio das Ferramentas informou que adotou todas as medidas necessárias em atenção aos colaboradores e em respeito aos familiares.
A rede disse que colabora integralmente com o Corpo de Bombeiros e demais autoridades e que prestará novas informações conforme houver confirmações oficiais.
Estrutura de concreto e metal derrubada após chuva em Franca, SP.
Lindomar Cailton/EPTV
A Amazonas também emitiu um comunicado confirmando que a queda ocorreu em um galpão alugado e que nenhum colaborador do grupo se feriu.
"A Amazonas acompanha a situação com atenção, mantendo como prioridade a segurança das pessoas e atuando de forma colaborativa nos encaminhamentos necessários."
Fachada de galpão destruída após forte chuva em Franca, SP.
Lindomar Cailton/EPTV
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região